segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Estudo Mostra Que Nascemos Gênios Criativos, mas o Sistema de “Educação” Nos Emburrece


“Você é mais poderoso do que sabe, e teme o dia em que descobrir isto !” ~Verdade

Lembro-me de ouvir uma conversa de Sir Ken Robinson há vários anos, sobre o atraso do sistema educacional e a urgência imperativa de implementar grandes reformas. Embora ele certamente tenha feito uma apresentação excepcional sobre o assunto, o que acabou por captar minha atenção foi o que considero atualmente o estudo mais importante que já ouvi falar na minha vida, um estudo do pensamento divergente.
A NASA, que abriga um programa espacial e algumas pessoas brilhantes do planeta, contactou o Dr. George Land e Beth Jarman para desenvolver um teste altamente especializado que lhes forneceria os meios para medir efetivamente o potencial criativo de seus cientistas e engenheiros de foguetes . Como resultado, a dupla apresentou um teste pouco ortodoxo, enraizado no processo do pensamento divergente, qual é a capacidade de analisar um problema particular e propor soluções múltiplas.
A NASA ficou muito satisfeita com a eficácia dos resultados do teste, que provou ser um grande sucesso. Mas para Land e Jarman, que obviamente exploraram o conceito de criatividade detalhadamente enquanto criavam este teste, decidiram que queriam explorar e entender melhor a verdadeira fonte da criatividade. É uma característica genética ? É o resultado da experiência de vida? Algo mais ??
Porque o teste que Land e Jarman criaram para a NASA foi simples, ele poderia realmente ser aplicado a qualquer faixa etária. Assim, selecionaram 1.600 crianças entre 4 e 5 anos e decidiram medir seu progresso. O que eles descobriram os deixou chocados.
Das 1.600 crianças que fizeram o teste, 98% delas atingiram o nível de gênio ! Animados por esta descoberta incrível, a equipe decidiu transformar este teste em um estudo de longo alcance e aplicar ao mesmo grupo de crianças o mesmo teste novamente em 5 anos. Mais uma vez suas descobertas foram bastante chocantes, mas desta vez por motivos diferentes. Com estas mesmas crianças agora na escola primária, a taxa caiu rapidamente para apenas 30%; uma redução de 68% ! O mesmo estudo foi realizado novamente 5 anos depois com o mesmo grupo de crianças, agora no ensino médio e a taxa ficou em apenas 12% !
Chocado, mas ainda intrigado por este estudo fascinante, Land decidiu realizar este mesmo teste em adultos de 25 anos ou mais (com uma idade média de 31 anos) . Depois de numerosos estudos, o que ele invariavelmente encontrou, foi que menos de 2% de todos os adultos obtiveram classificação de gênio. E para aqueles que questionam a consistência destes resultados ou pensam que podem ser incidências isoladas, estes resultados realmente foram replicados mais de um milhão de vezes ! (1)

O Sistema Educacional Está Sistematicamente Nos Emburrecendo

As implicações deste estudo profundo são bastante evidentes. Nascemos naturalmente com o potencial de um gênio criativo, mas no momento em que entramos no sistema educacional, somos dramaticamente emburrecidos. O raciocínio para isto é bem fácil de entender. A escola, como percebemos claramente, é uma instituição que historicamente foi posta em prática para atender os interesses da classe dominante, e não a população. Quer se trate da antiga Esparta, da Prússia germânica ou do sistema industrial americano mais atual, a educação sempre serviu como um meio “legal” de doutrinação em massa. (2)
Se você gostaria de aprender mais sobre esta história de manipulação deliberada, eu recomendo ler o livro premiado do professor John Taylor Gatto “The Underground History of American Education“, que traça a gênese da escolaridade obrigatória dos dias atuais e demonstra claramente como sempre foi usado contra nós.
Veja você, as crianças representam a maior de todas as ameaças para este sistema corrupto. Suas “imaginações selvagens” são tão intensas e notáveis que, se deixadas sem controle, resultariam em uma revolução criativa que, em última instância, comprometeria o proverbial jogo de monopólio da classe dominante. Para que a chamada elite mantenha o seu luxuoso estilo de vida esbanjado, onde eles contribuem muito pouco e desfrutam muito mais, eles entendem que as crianças devem ser estúpidas e sofrerem lavagem cerebral para aceitar (até mesmo) o seu sistema voraz de escassez artificial , exploração sem fim e guerra incessante.

Então, de Onde Vem A Criatividade ? É Muito Tarde Para Recuperá-la ?

A criatividade nasce na mente, especificamente na imaginação. A boa notícia é que, apesar dos melhores esforços da classe dominante para degradar nossa gênialidade interior, a imaginação só pode ser suprimida, não pode ser extinta. Porque todas as noites quando dormimos, a imaginação é estimulada. (3) Portanto, o seu potencial criativo, seu gênio, está simplesmente dormindo no seu interior e só precisa ser despertado e reabilitado.

Como Posso Reabilitar Minha Criatividade ?

De acordo com George Land, com base nos estudos realizados e em todas as varreduras cerebrais que ele examinou, devemos aprender a julgar menos e procurar entender mais. Devemos criticar menos e curtir mais. Ele também cita medo e ansiedade como sendo extremamente contraproducentes.
Algumas das melhores maneiras de lidar com essas debilitações mentais, é se envolver em práticas como yogameditação e exercícios físicos, pois ajudam a aliviar o estresse e a ansiedade. Elas também inspiram um processo chamado neurogênese, que é a criação de novas células cerebrais. A dieta também desempenha um papel importante na força mental e no bem-estar geral. Na verdade, recentemente escrevi um artigo sobre como cerca de 10% da serotonina (que ajuda a regular o humor) é produzida no cérebro e os outros 90% no estômago.
Outra coisa a fazer, é desafiar seu sistema de crenças. É importante entender que, independentemente do ponto de vista que mantemos sobre o mundo, seja parcial ou total, ele é o resultado de alguma forma de doutrinação cultural ou societária e que, independente do quanto pensamos que sabemos, todos somos ignorantes em um certo sentido. Seguimos resolvendo os problemas da vida e ainda temos muito a descobrir e explorar. Aprender é uma jornada sem fim. Então seja humilde e curioso.
Devemos também desenvolver uma sensibilidade extrema ao nosso ambiente externo. Evite conviver com pessoas de mentalidade estreita. Pare de ver as notícias de medo ou as fofocas de celebridades ou as novelas. Pare de assistir a programas de TV e vídeos musicais, que reforçam estereótipos estúpidos, enaltecem a sexualidade e estilos de vida interior. A imaginação é o bem mais importante que você pode cultivar então, não permita que ela seja infiltrada e moldada por forças externas.
Lembrem-se disso e lembrem-se bem, meus amigos. Este sistema é construído com o poder da nossa imaginação. O dinheiro tem valor imaginário. O governo tem autoridade imaginária. E temos limites imaginários. Se quisermos mudar as coisas, devemos começar com a nossa imaginação.

* Se você sente que precisa de uma compreensão mais detalhada de como pode mudar sua vida para melhor, leia meu ensaio sobre como eu mudei minha vida AQUI.
** Se você gostaria de fazer um teste para explorar o seu potencial criativo, você pode seguir AQUI (por favor, note que NÃO é o teste usado por George Land, que apesar dos resultados serem tornados públicos, o próprio teste foi mantido em privado).
©Gavin Nascimento
Origem: anewkindofhuman
OBS: Com o objetivo de facilitar a leitura alguns dos links estão acionando a tradução do google, caso alguém deseja ver o texto original é só clicar no botão “original”.

Bibliografia

Bibliography:
1] George Land, Beth Jarman (1992), Breakpoint and Beyond: Mastering the Future – Today
2] John Taylor Gatto (2000), The Underground History of American Education
3] Nir, Y., & Tononi, G. (2010). Dreaming and the brain: from phenomenology to neurophysiology. Trends in Cognitive Sciences, 14(2), 88.

Tradução e Divulgação: A Luz é Invencível ☼

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...